quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pingo Rebeldes _ E Bulimia.

Um aviso : Este post foi postado também pelo meu irmão no blog dele,alias,ele mesmo postou no meu blog.

"O simpático Pingo mora com Teresa e é seu ajudante na cantina. Adora ser o centro das atenções, e esconde seu verdadeiro nome. Ajudante de teresa. Mora com ela e a leva a loucura porque tem uma preguiça absurda. Simpatico, irá ajudar muito Carla quando a Menina começar a sofrer de Bulimia. " (fonte:http://entretenimento.r7.com/rebelde/personagens/sylvio-meanda.html)

Como sugestão da minha Irmãzinha escolhi este personagem pra representar o texto de Hoje. vamos falar sobre BULIMIA, ANOREXIA E ... BULLYING.

Estes termos cada vez mais comuns no nosso dia a dia, está cada vez mais afetando nossos jovens. Pessoas como O pingo, que estão acima do peso, seja por descuido ou por alguma deficiência hormonal ou mesmo doença acabam sendo sempre vitimas de brincadeiras falsamente inocentes. O bullying não é apenas uma realidade escolar, seja no trabalho, nas ruas ou mesmo dentro de casa, estas pessoas acabam sendo vitima de preconceito e descaso. É comum as pessoas relacionarem o problema da obesidade como se a pessoa fosse preguiçosa, o que muitas vezes não é verdade, muitos dos casos se tratam de deficiências hormonais, sendo muito comum problemas com a glândula da tireoide. Muitos jovens, mesmo que não tenham problemas de saúde, e estão um pouco acima do peso acabam recorrendo a distúrbios como Bulimia e Anorexia numa tentativa desesperada de se tornarem "padronizados e magros" . Na Bulimia vemos os jovens que ingerem o alimento para posteriormente o regurgitarem (vomitarem) e na anorexia os jovens que não comem, ou comem muito pouco, geralmente fazem alta ingestão de aguá numa tentativa de "enganar a fome". São justamente as pressões sociais que levam as pessoas a se perderem nesses distúrbios. O que pedimos? um pouco mais de compreensão, se a pessoa esta obesa por preguiça ou por deficiência isso não lhe dá o direito de julga-la, muito menos de maltrata-la, respeite o seu próximo. E evita brincadeirinhas; o que pode parecer inocente pra você, pode machucar outra pessoa. Quanto a novela, parabéns por englobar o tema de Bulimia, só não é interessante rotular o personagem Pingo como preguiçoso, isso pode fazer recair mais esteriótipos sobre os obesos.

Texto de : Augusto Junior de O. , do blog: Guh _ arte e Inclusão

Um comentário:

  1. Curiosamente, ontem postei sobre apetite; acho tristíssimo que se abdique do dever de se manter vivo para ganhar o magro prêmio de ser esquelético. E, posteriormente, esquelético sem linguagem figurada. Conforme escrevi no post (a ser entendido conotativa e denotativamente, mas não em excesso), viver é ter fome. Beijos e sucesso no blog!

    ResponderExcluir